Verifique os pré-requisitos deste Circulo de Estudos

Pré-requisitos

Tendo em conta que este Circulo de Estudos foi desenhado para todos os Professores do Ensino Básico e Secundário não existem especificidades técnicas pré-exigidas para a sua frequência, no entanto é de todo aconselhável cumprir com os seguintes pré-requisitos:

Sessões presenciais
  1. Fluência na utilização de teclado e rato.
  2. Domínio da gestão básica de ficheiros e pastas em operações de copia/corte e colagem: Explorador do Windows.
  3. Entendimento prático do significado de Byte e dos seus múltiplos (KByteMByte GByte): Dimensão dos ficheiros.
  4. Fluência na utilização diária de sistemas de gestão de Correio Electrónico incluindo filtros e marcadores.
  5. Ter acesso a um computador portátil. Os formandos são encorajados a trazer o seu próprio computador para a sala de formação.

Sessões online
  1. Ligação permanente à Internet estável e sem quebras;
  2. Computador (portátil ou de mesa) a funcionar em boas condições com Windows (XP SP3 ou superior), Linux ou MAC OS. 
  3. Webcam e microfone ligados e devidamente configurados (estes 2 componentes são essenciais para o bom funcionamento das nossas sessões online)
  4. Fluência na instalação simples de aplicações informáticas. Vamos instalar diversas aplicações durante a formação, como por exemplo: Team Viewer 7, Irfanview, MS Story Teller, entre outros.

Pré requisitos GERAIS para frequentar um curso online e recomendações para este curso:

  • Os participantes deverão ser utilizadores de tecnologias de informação e comunicação, dispor de um computador com acesso à Internet (banda larga), utilizar ferramentas comuns de tratamento de texto e imagem, bem como ferramentas livres Web 2.0. Deverão possuir conta de email e estarem familiarizados com ambientes virtuais de aprendizagem.
  • Os participantes devem ter capacidade para lerem os recursos disponibilizados e pesquisarem outros, bem como para comentarem e discutirem em forum, expressando criticamente as suas opiniões.
  • Os participantes devem estar motivados para aprenderem de forma independente e autónoma. Necessitam de ter auto-disciplina para se organizarem e cumprirem os prazos das atividades propostas, apesar da flexibilidade do tempo e espaço que a aprendizagem a distância permite.
  • Os participantes devem dedicar um determinado número de horas,  diariamente, para leituras e tarefas (alguns participantes consideram que a aprendizagem online é mais exigente do que as aulas presenciais) e devem ligar-se regularmente à plataforma de aprendizagem para acompanharem os trabalhos.
  • A gestão do tempo é importante, pois os participantes devem ser ativos e interagirem com os colegas. Não devem deixar para o último dia a submissão dos trabalhos, pois poderão ocorrer problemas técnicos imprevistos. Esta participação ativa é particularmente relevante, uma vez que os intervenientes se encontram a distância e se não existir participação, não se percebe se estão a acompanhar ou se estão ausentes.
  • Os participantes não se devem sentir inibidos por manifestarem dúvidas ou necessitarem de pedir esclarecimentos. Muitas vezes, as dúvidas de um participante são as mesmas de outros colegas, pelo que terá toda a vantagem em todos serem esclarecidos.