Ação 23: 2015/16: III Jornadas Pedagógicas do Agrupamento de Escolas de Benfica

Publicado a 31/05/2016, 08:03 por Bruno Henriques   [ atualizado a 23/07/2016, 06:09 por LP AEBenfica ]

"A qualidade da aprendizagem e a ação estratégica na sala de aula"

Curso de Formação: 12HP - 0.5 UC
Registo de Acreditação: 
CCPFC/ACC-87077/16
Local : Sede do Agrupamento de Escolas de Benfica (Escola Secundária José Gomes Ferreira)
Grupos de recrutamento: Docentes de todos os Grupos de Recrutamento 
Calendário: Julho 2016. Mais detalhes em baixo no final                                       

Descrição

As Jornadas Pedagógicas do Agrupamento de Escolas de Benfica (AEB) são um momento privilegiado da vida da comunidade educativa, essencial para, em conjunto, refletirmos sobre os principais problemas que temos de vencer para proporcionar uma educação de qualidade e rigor aos nossos alunos desde os primeiros anos, no Jardim de Infância, até aos 18 anos, final da escolaridade obrigatória, com o qual nos comprometemos que ocorra para todos no fim do ensino secundário, ou de um curso de cariz vocacional.
Neste sentido, há necessidade de pensar os diferentes âmbitos da escola de forma integrada onde os modelos de promoção do sucesso sejam dotados de maior consistência e abrangência e, consequentemente, de maior eficácia (Cabral e Alves, 2016). Bolivar (2016) considera que uma organização escolar para ter êxito deve ser flexível, dando a cada aluno diversas possibilidades de encontrar o melhor caminho para a sua aprendizagem.

O caminho a encetar para uma aprendizagem de qualidade implica um diagnóstico consciente sobre os domínios/ competências de maior fragilidade que permitam assegurar o seu PEE.

Conscientes de o facto de o conhecimento e a formação serem pilares comuns, ao desenvolvimento e à coesão social, o envolvimento entre os diferentes elementos da organização escolar é fundamental, para o aperfeiçoamento e o desenvolvimento profissional do pessoal docente e, inerentemente, das crianças e jovens da comunidade educativa.

A qualidade da aprendizagem e a ação estratégica na sala de aula é o tema das III Jornadas Pedagógicas do AEB, a realizar nos dias 5 e 6 de julho de 2016. A definição do tema organizador das Jornadas Pedagógicas teve como ponto de partida, uma estratégia de ação com base, na identificação dos problemas e desafios sentidos transversalmente, por todos os docentes do agrupamento, no dia-a-dia da vida escolar e na necessidade de encontrar respostas para as dificuldades que vão sendo levantadas, ao longo do ano letivo.
A meta para alcançar a ação estratégica da sala de aula vai no sentido de cumprir o estipulado no Projeto Educativo do AEB, documento que premeia a qualidade das aprendizagens, recomenda estratégias inovadoras que permitem melhorar os resultados e contribuir para o combate ao insucesso e ao abandono escolar.


Seleção de formandos:

  • 1.ª prioridade: Docentes do agrupamento de escolas de Benfica por ordem de inscrição;
  • 2.ª prioridade: Docentes das escolas associadas ao CFAEMBM por ordem de inscrição;
  • 3.ª prioridade: Docentes de outras escolas por ordem de inscrição.

Detalhes da calendarização

III Jornadas: Julho 2016
  • Dia 05 (3ª F)            
  • Dia 06 (4ª F)  



Critérios de avaliação

Em anexo encontra informação sobre os critérios de avaliação do curso de formação: A Determinar
Comments