Ação 20:2015/16 - A Cidadania e a Cultura em diálogo com a história: Palestras

Publicado a 09/03/2016, 03:43 por Bruno Henriques   [ atualizado a 16/05/2016, 02:43 ]
Curso de Formação: 12HP 0.5 UC
Registo de Acreditação:
CCPFC/ACC-86327/16
Local :
Escola Profissional Agrícola D. Dinis - Paiã
Formador : Doutor Manuel Gomes
Grupos de recrutamento:
Docentes de todos os grupos de recrutamento
Calendário:
20 e
21 de maio de 2016                                            

      Descrição

No âmbito das comemorações do centenário da Escola Profissional Agrícola D. Dinis-Paiã, que terão o seu epílogo no ano de 2017, têm vindo a desenvolver-se nos dois últimos anos atividades centradas no conhecimento adquirido ao longo destes cem anos na perspetiva da cidadania e da cultura local e regional.
Neste sentido revisitam-se os marcos da história da escola e do seu lugar político e cultural, desde a fundação (1917) com início na Junta Geral do Distrito de Lisboa que aprovou as bases gerais para a criação de uma escola de agricultura denominada “Escola Profissional de Agricultura do Distrito de Lisboa” e adquiriu propriedades na Paiã, iniciando a instalação da Escola, até aos nossos dias.
As razões desta iniciativa decorrem, por um lado da implementação de um núcleo museológico e por outro lado de uma cultura de escola que é intrínseca, quer aos temas da cidadania, quer aos temas da cultura.
Neste contexto pretende-se realizar um conjunto de palestras que, pelas suas temáticas - A Geografia Local - O Território, as Quintas, as Personalidades e Acontecimentos relevantes; o Património envolvente. A Educação e as boas práticas sobre o Ensino Profissional agrícola. O Desenvolvimento Cultural e o património material e imaterial - reúne profissionais de educação da região, proporcionando espaços de partilha de experiências e de conhecimento. Constitui também um espaço de reflexão, troca de saberes ou preocupações e de desenvolvimento de uma maior consciência crítica e uma participação cidadã mais ativa e eficaz. Pretende reforçar o papel da cultura e da cidadania em diversos contextos de investigação educacional, como projetos - piloto, estudos de caso, estudos transversais, tendo em vista o desenvolvimento das competências profissionais de professores.
Acrescente-se que esta acção deve ser encarada como um contributo para a Educação para a Cidadania, para a Educação para a Cultura, para a implementação da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e ainda para uma auto-avaliação sobre as temáticas tratadas no contexto local e regional.


Calendário

maio:  20(sexta feira) das 10h30 - 12h30 (Visita Guiada) e das 14h30 - 17h30;
             21(sábado) das 09h30 - 12h30 e das 14h00 - 18h00).

                   



OFERTA DE ESCOLA
Escola Profissional Agrícola D. Dinis - Paiã
                                                                                                                            
Turma Completa 

Seleção de formandos:
  • 1.ª prioridade: Por ordem de inscrição docentes da Escola Profissional Agrícola D. Dinis - Paiã;
  • 2.ª prioridade: Por ordem de inscrição docentes das escolas associadas ao CFAEMBM;
  • 3.ª prioridade: Por ordem de inscrição docentes de outras escolas
Ċ
Bruno Henriques,
15/03/2016, 04:04
Comments