Ação 08:2015/16 - Eletricidade: atividades em sala de aula

Publicado a 24/11/2015, 03:45 por Bruno Henriques   [ atualizado a 26/11/2015, 08:29 ]

Curso de Formação: 12HP - 0.5 UC
Registo de Acreditação:
CCPFC/ACC-84728/15
Formadora: Ana Correia
Local: Hotel Sana Malhoa, Lisboa
Grupos de recrutamento: Grupo de Recrutamento 510
Calendário:
29 e 30 de janeiro de 2016
 
                                        
 

Descrição


 Os professores de Física e Química têm manifestado um forte interesse em atualizar os seus conhecimentos ao nível do Programa de Física do 9º Ano de Escolaridade, e em especial no tema eletricidade Neste sentido a Universidade de Aveiro (UA), através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro (CCV), tem recebido diversos desafios para a promoção da formação dos professores nesta área, destacando-se a componente experimental da física. Tendo a Fábrica CCV uma equipe de formadores acreditados nesta área com vasta experiência em formação de professores e sendo a Fábrica CCV uma instituição que realiza trabalho junto das escolas e de promoção da ciência, decidiu-se criar um curso de formação com o objetivo de aprofundar esta temática, centrado no ensino experimental da física.
Pretende-se discutir os conceitos e leis inerentes ao tema, com enfoque na exploração de conceções alternativas e no trabalho experimental, envolvendo ativamente os professores em atividades práticas. Fomenta-se, deste modo, a aquisição de competências concetuais e processuais, fundamentais em ciência e ao exercício da docência, e a resolução de problemas que se julgam transferíveis para os alunos. Recorrendo a materiais simples, alguns deles de baixo custo, são apresentadas propostas didáticas que fomentam a discussão entre pares e, através da reflexão na ação, podem ser transferíveis/adaptáveis para a sala de aula.
Durante o curso serão analisadas diversas atividades experimentais sobre corrente elétrica, circuitos, efeitos da corrente elétrica e energia elétrica, incluídos nas orientações e metas curriculares do 9º Ano de escolaridade. Serão apresentados diversos dispositivos experimentais e convidados os formandos a “construir” atividades com materiais existentes nas escolas e/ou materiais de baixo custo. Serão ainda exploradas e discutidas várias alternativas para implementar estratégias de atividades “hands-on” e de ensino experimental nas escolas.



janeiro:           29 (sexta feira) das 18h00 - 22h00;

                        30 (sábado) das 09h00 - 18h00.

               

               

Protocolo entre o Centro de Formação de Associação de Escolas Maria Borges Medeiros
e
 Leya Educação e TEXTO*


* Inscrição Obrigatória através do(a) Delegado(a) Escolar Texto ou em www.leyaeducacao.com Professor» Eventos» Ações de Formação

  Link do programa: 

Comments