Ação 09: 2016/17 - VISITA DE ESTUDO – Trabalho de campo e experimental para uma Educação Ambiental para a Sustentabilidade

Publicado a 22/02/2017, 09:08 por Bruno Henriques

Curso de Formação: 25HP, 1.0 UC
Registo de Acreditação:
CCPFC/ACC-90149/17
Formador:
Fernando Louro Alves
Local:
SETA (Sociedade Portuguesa para o Desenvolvimento da Educação e Turismo Ambientais
Grupos de recrutamento: Para todos os grupos de recrutamento
Calendário: 
1ª Turma:
                            A Decorrer
                            2ª Turma:
                            A determinar

                                                                       

Descrição

O processo educativo deve utilizar estratégias pedagógicas capazes de, só por si, aumentarem as competências dos formandos tendo em vista a sua capacitação para reagirem da melhor forma aos estímulos exteriores. Para além do domínio de certas técnicas interessa também que estes adquiriram uma atitude de questionamento, de problematização, de demonstração e de procura de soluções. Os problemas ambientais e de cidadania que todos sentimos são cada dia diferentes dos anteriormente verificados e requerem por parte de todos nós, mais do que saberes, sobretudo capacidades e uma atitude ambientalmente saudável.

A Visita de Estudo / Trabalho de campo, desde Geddes (1889), é referida como uma das melhores estratégias para uma melhor aprendizagem, mas também para o desenvolvimento de atitudes criativas em relação ao Mundo à sua volta. Pode considerar-se aceite que estes processos induzem uma atitude experimentalista, mais criativa e mais cidadã.

À estratégia de visita de estudo estão, por isso, acometidas cada vez maiores expectativas e é desejável que esses momentos, por vezes escassos na nossa realidade escolar, possuam cada vez maior eficiência, pelos objetivos que com elas se pretende atingir e por funcionarem algumas vezes como das poucas aproximações ao real, abrindo a escola à comunidade.

Esta ação de Formação pretende incutir confiança nos Formandos, para o que se recorre a estratégias de Educação Ambiental.
A área temática em que se integra pretende ser um ponto de partida para outras áreas como a da cidadania, a dos direitos humanos, a da sustentabilidade, a da Educação para a Paz, etc…, Esta área, por um lado velha no conhecimento de todos os profissionais do ensino, permanece atual e colide cada vez mais com a influência por vezes negativa dos media, das relações e da sociedade em geral.

Este projecto de formação procura dar resposta a esta necessidade de formação dos educadores e professores destes níveis de ensino, fazendo-os viver estratégias facilmente reproduzíveis nas respetivas práticas pedagógicas e que levem a uma correta modificação de atitudes e comportamentos nas respetivas populações-alvo.

Aos docentes das disciplinas de Estudo do Meio, Biologia e Geologia, Ciências Naturais e Ciências da Natureza, esta ação de formação para além de dar uma visão transdisciplinar e interdisciplinar, conferirá também instrumentos específicos da sua área disciplinar considerando-se de didática disciplinar, particularmente importantes no que respeita à ligação aberta entre a escola e o ambiente que a rodeia.


Auto Financiada
                                                                                                                             
Nº de participantes: 30 formandos, a 50€ por formando


Seleção de formandos:

  • 1.ª prioridade: Por ordem de inscrição docentes das escolas associadas ao CFAEMBM;
  • 2.ª prioridade: Por ordem de inscrição docentes de outras escolas.

O Link de Inscrição: https://sites.google.com/a/cfmbm.info/inicio/5-area-de-inscricao/inscricoes


Detalhes da calendarização

                            



Comments